Candidata à Presidência do PT/RR tenta justificar foto com Flavio Bolsonaro
- Fabio Almeida
- 23 de jun.
- 3 min de leitura

Jane Cruz, ligada à corrente Movimenta PT, divulgou uma nota publicada no intuito de tentar justificar a foto dela com o Senador da República Flávio Bolsonaro (PL). Ela teve sua candidatura homologada e disputa a presidência estadual do PT, em Roraima, contra uma junção de outras 6 correntes partidárias, EPS, DS, MS, RS, Avante e CNB. A última corrente apresenta o nome de Benedito Albuquerque, oriundo das pastorais sociais, encabeçando a outra chapa.
A nota pública foi divulgada nos grupos internos do PT. A senhora Jane Cruz, no texto, afirma que a foto foi tirada quando ela trabalhava no gabinete do ex-Senador da República, Telmário Mota. “Importante ressaltar que essa foto foi fruto de circunstâncias nas quais fui pressionada e constrangida a tirar a imagem em questão”. Ao vermos a foto, não conseguimos identificar o constrangimento afirmado pela candidata à presidência do PT/RR. Inclusive, percebe-se que a mesma não utilizou o vermelho, mas o amarelo, uma das cores apropriadas pelo bolsonarismo.


A candidata afirma no texto que “Pouco após esses acontecimentos, fui desligada do cargo”. Os documentos do Senado Federal não comprovam isso, tendo em vista que a senhora Jane Cruz foi exonerada de sua função de assessora, conforme demonstra a imagem do DOU, em 23 de fevereiro de 2023. Seu patrão, Telmário Mota tinha deixado o mandato em 31/01/2023. Infelizmente, as informações não coincidem, ao lado de Omar Aziz, encontra-se o ex-senador Fernando Bezerra (MDB) que exerceu a liderança do governo Bolsonaro entre os anos de 2019 a 2021. Como Jane afirma que logo após a foto foi afastada, não seria possível, Bezerra está presente nela, portanto a imagem muito anterior a seu afastamento.

A senhora Jane Cruz ainda afirma que “Foi exatamente por essa firmeza em meus ideais que, pouco tempo depois, optei por me afastar daquela posição, já que não conseguia mais compactuar com situações que não estavam alinhadas com meus valores e crenças políticas”. No entanto, a postulante à presidência do PT/RR esqueceu de afirmar que antes de sua filiação em setembro de 2024, ao PT, assumiu a chefia de gabinete do Soldado Sampaio, após sua nomeação em 28 de março de 2023, cerca de pouco mais de 30 dias de sua exoneração do Senado Federal.

A relação com parlamentares de partidos que sustentam o discurso reacionário em nosso país parece ser forte. Pois, após a foto com Flavio Bolsonaro (PL), anteriormente filiado ao Republicano, tirou foto com o Sampaio (Republicano). A senhora Jane Cruz permaneceu empregada com cargo comissionado na ALE/RR até 03 de maio de 2024. Parece que a senhora Jane Cruz, após tentar trilhar caminho à direita, resolveu tentar uma carreira no PT, ela afirmou que “(...) o projeto de transformação popular que ele representa, que sempre guiaram minha atuação política e profissional”. Conforme demonstram as nomeações nesta matéria, a atuação profissional esteve ao lado do Republicanos, quanto à atuação política, não há relação alguma da senhora Jane Cruz com movimentos sociais ou sindicais em Roraima.
As eleições no partido dos trabalhadores e trabalhadoras ocorrerá no próximo dia 06 de julho de 2025, das 09 às 17h, nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza que votaram para presidente nacional, estadual e municipal. Os municípios de Cantá e Uiramutã terão apenas votação para as respectivas chapas municipais.
Excelente matéria