MST realiza 3º Festival por Terra, Arte e Pão em Roraima
- Fabio Almeida

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Nos próximos dias 05 e 06 de dezembro estará sendo realizado na sede do Ponto de cultura Ulisses Manaças o terceiro festival cultural por Terra, Arte e Pão. O encontro consiste em um espaço de valorização de luta pela terra, mas também de fortalecimento do fazer cultural da periferia, dos assentamentos e da cultura roraimense.
No dia 05 o festival iniciará suas atividades com a 2ª Mostra Audiovisual do Mercosul que possui o tema: territórios e paisagens em transformação. A exibição dos filmes iniciará as 19:30h, com apresentações de sessões para o público infantil com os curtas metragens: A menina e o mar, direção de Gabriel Mellin, Brasil; No están solos II, direção de Matias Marciel, Paraguai; Casa na árvore, diração de Guilherme Lepca, Brasil; El intronauta, direção de José Arboleda, Colômbia; De onde você é? Direção de Juan Cristiani, Uruguai; e Os Macarus, direção Julia Vllutini e Mateus de Jesus, Brasil.
No mesmo horário, 19:30h, teremos início da exibição dos filmes para jovens e adultos que contará com os curtas metragens: Dois Riachões: cacau e liberdades, direção de Felipe Abreu e patrícia Moll, Brasil, indicação Livre; Keradó, direção Andrés Castillo e Diego Castillo, Colômbia, indicação Livre; Mita’i Churi, direção de Elian Guerin, Argentina/Paraguai, indicação 12 anos; La tierra sin mal, direção Sebástian Vecchione, Argentina, indicação 10 anos; luthier, direção de Carlos Penagos, Colômbia indicação 10 anos; Movimentos migratórios, direção Rogério Cathalá, Brasil, indicação Livre.
No dia 06, as 17h, será realizada uma roda de conversa com o tema Trabalho justo e Justiça Climática, o encontro contará com a participação da Drª Márcia Maria Oliveira e o especialista em gestão ambiental Fábio Almeida. A mediação do encontro será das militantes do MST Nazaré nunes e Vanessa Carvalho. Os participantes terão direito a certificação fornecida pelo Instituto irmã Dorothy.
A programação do evento conta ainda com a realização de um workshop com o coreógrafo do grupo folclórico Escola Forrozão Ademir soares e com a apresentação musical de Milena Macuxi e das Divas do Samba.
Feira de Exposição
No dia 06 quem participar do evento ainda terá a oportunidade de contribuir com a economia solidária promovida por roraimenses que utilizam seus conhecimentos tradicionais para produzir artesanatos, comidas e outros produtos que estarão sendo comercializados no local.

Para Job Martins, coordenador do Ponto de Cultura Ulisses Manaças, local que sedia o festival, a realização do evento é um grito de resistência da luta pela Terra, mas também da promoção de eventos culturais na periferia de Boa Vista. "Nós promovemos a integralidade de nossos eventos no bairro alvorada, acreditamos que o lugar da cultura é onde a classe trabalhadora está. Completamos nesse final de semana 2 anos de existência, período em que promovemos um encontro da periferia e dos assentamentos da reforma agrária com diversas formas de manifestações culturais", afirmou Martins.
Evento: Festival por Terra, Arte e Pão
Dias: 05 a partir das 19:30h e 06/12/2025 a partir das 17h
Para acompanhamento em tempo da real da programação acesse o Instagram do Ponto de Cultura Ulisses Manaças











Comentários