Ponto de Cultura Ulisses Manaças realizará imersão na cultura paraense
- Fabio Almeida

- 24 de set.
- 2 min de leitura

No próximo dia 27/09/2025, o Ponto de Cultura Ulisses Manaças realizará um dia de imersão na cultura paraense como fase preparatória para a delegação que estará representando o MST/RR durante a Cúpula dos Povos. O evento começará às 16h e promete oportunizar comidas típicas, música e rodas de conversas. O encontro será realizado na sede da instituição localizada no bairro alvorada.
A organização do evento que envolve outros coletivos culturais organizados no Estado de Roraima promoverá duas rodas de conversas. A primeira irá possibilitar um diálogo sobre a participação do MST/RR na Cúpula dos Povos, abordando temas como a importância da agroecologia, a crise fundiária na Amazônia e a necessidade de financiamento da agricultura familiar indígena e não-indígena. A segunda possibilitará um diálogo sobre a temática de uma tendência de vestuário acessível, consciente e sustentável.
Para Job Martins, coordenador do ponto de cultura Ulisses Manaças, a realização do encontro permitirá que as pessoas possam começar a integrar-se não apenas culturalmente com a cidade que receberá a Cúpula dos Povos, mas também estabelecerá diálogos fundamentais “para pensarmos não apenas a proteção da Amazônia, queremos encaminhar análises de como podemos garantir a qualidade de vida dos amazônidas, respeitando nossos biomas”, afirmou Martins.
Aqueles que gostam dos pratos típicos do Pará terão a oportunidade de usufruírem do Tacacá, arroz paraense com vatapá, pato no tucupi, doce de cupuaçu com castanha-do-pará e sucos regionais. O encontro também terá muito carimbó e brega paraense, segundo Martins. “O evento além de potencializar um encontro cultural e a disseminação de conhecimentos, consiste em uma ação para financiamento da nossa delegação roraimense do MST/RR. Trabalhamos para irmos com 60 pessoas participar desse encontro dos povos do mundo que será realizado em Belém, durante a COP30”, disse Martins.
Cúpula dos Povos
O objetivo é protagonizar as vozes da sociedade, que não estarão sendo vivenciadas no decorrer da trigésima conferência das partes da ONU sobre o clima (COP30), as quais não possuem assentos nos espaços oficiais, esses destinados apenas as delegações das nações. Organizada como um evento paralelo pelos movimentos sociais, ONG’s, povos indígenas e tradicionais, a cúpula possibilitará a realização de debates e plenárias que com foco na apresentação de soluções práticas de combate as mudanças climáticas vivenciadas pelas comunidades, além de pressionar os governos por um olhar em torno da defesa da democracia e da justiça social e ambiental. Temas como reforma agrária, soberania alimentar, produção agroecológica e racismo ambiental estarão sendo pautados durante a cúpula que será realizada entre 12 e 16 de novembro de 2025, durante a COP30.
Onde será o Evento: Rua Odílio D’Oliveira Cruz, 1027, Alvorada (clique aqui)
Dia: 27/09/2025
Horário: 16h as 22h












Comentários