Roraima implantará programa de fortalecimento da economia solidária
- Fabio Almeida

- 5 de set. de 2025
- 2 min de leitura

O programa de fortalecimento da economia popular e solidária, Paul Singer, será lançado no próximo dia 26 de setembro de 2025, no auditório do colégio de aplicação da UFRR, localizado no Campus do Paricarana. O evento a ser realizado, das 8h às 12h, consiste em uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego.
A coordenação das atividades é da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES/TEM) em parceria com a Fundacentro. A iniciativa busca valorizar saberes locais, fortalecer coletivos de trabalho e impulsionar alternativas sustentáveis de geração de renda, segundo, a coordenadora estadual, Darlene Moraes.
O evento é aberto a comunidade em geral, no entanto a coordenadora afirma que a priorização são os empreendimentos e coletivos da economia solidária e popular organizados em Roraima. “Em um primeiro momento qualificamos os agentes multiplicadores do programa. Agora, efetivamente estaremos lançando a segunda etapa do programa que consiste nas visitas de campo e a pesquisa-ação”, afirmou Darlene Moraes.
Nesta etapa será consolidado dados referente aos grupos constituídos, os quais serão cadastrados no aplicativo do programa Paul Singer, permitindo dessa forma que o poder público possa conhecer e criar políticas de inclusão econômica das iniciativas populares existentes no território roraimense. As inscrições para participação do evento podem ser realizadas de forma online (clique aqui).
OBJETIVOS DO PROGRAMA
A qualificação dos empreendimentos é amparada pela Lei nº 15.068/2024, cujos objetivos propõem a mobilização da sociedade, instituições públicas e movimentos sociais, por meio da implementação do fortalecimento das iniciativas populares, através do sistema nacional de economia solidária que busca promover e expandir a economia popular por meio de processos de formação, ações territoriais e consolidação de redes.
Um dos objetivos centrais da ação do MTE é fomentar o trabalho digno, solidário, seguro e saudável, além de possibilitar o reconhecimento das iniciativas para que políticas de fomento possam chegar a esses brasileiros e brasileiras que consolidam redes de sustentabilidade econômica, social, cultural.
QUEM FOI PAUL SINGER?
Considerado um dos maiores defensores da economia popular e solidária (EPS) no Brasil e no mundo, atuava como professor de sociologia e economia, defendendo a ideia central de uma economia mais justa, democrática e inclusiva. Durante os anos de 2003 a 2016 atuou no âmbito do MTE, ocupando a pasta de Secretário Nacional de Economia Solidária, falecido em 2018, foi homenageado pelos movimentos de economia solidária, quando da execução desse programa que ajudou a idealizar.
Evento: Lançamento do Programa Nacional Paul Singer
Quando: 26 de setembro de 2025
Local: Auditório da Escola de Aplicação da UFRR
Horário: 8h as 12h













Comentários